Um dos pioneiros da abstração geométrica da escola alemã Bauhaus, Josef Albers (1888-1976) ganha duas mostras simultâneas: "Cor e Luz: Josef Albers - Homenagem ao Quadrado", no Instituto Tomie Ohtake (região oeste da capital paulista), já em cartaz, e "Anni e Josef Albers - Viagens pela América Latina", que abriu ao público ontem (17) na Pinacoteca do Estado (região central).


No instituto, a famosa série "Homenagem ao Quadrado" - composta por 45 pinturas realizadas ao longo de 26 anos, revela a obsessiva busca do artista por jogos e variações cromáticas.

"Ele criou um paradigma novo e totalmente independente de pintura com essa série", explica Brenda Danilowitz, curadora das duas exposições.

Já a Pinacoteca explora 350 trabalhos feitos por Albers e sua mulher, Anni, que mostram a forte influência do contato que tiveram com a cultura latino-americana.

Pinturas, estudos em guache e peças de tecelagem, vindos da Fundação The Josef and Anni Albers, estão expostos.

"Eu estou aqui para abrir os olhos de vocês." A frase de Josef Albers, logo ao entrar em uma das classes da lendária Escola de Ulm, nos anos 50, não foi esquecida pelo artista brasileiro Almir Mavignier, então seu aluno.

"Anni e Josef Albers - Viagens pela América Latina" Retrospectiva com 230 telas dele e da esposa, Anni, nesses trabalhos pode-se verificar o quando Josef Albers era experimentador de cor. A prova de sua busca pelas cores é que até sua morte ele continuou fazendo composições, volumes, formas e cores. A mostra enfatiza a arte pré-colombiana na trajetória do artista e sua mulher pela América Latina, especialmente no Chile, Peru, Cuba, México nos 1934 até 1957. A luz solar, teve uma grande influencia nas experimentações de cor tanto para as telas de Josef Albers quanto na obra textil de Anni, conhecida por suas tecelagens.

Praça da Luz, 2 - centro
Ter. a dom. das 10h às 18h
Até 8 de março



This entry was posted on domingo, 18 de janeiro de 2009 at 03:52 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário